Rodando os Estados Unidos de Ken Kesey

Eu adoro fazer road trip e os Estados Unidos são o lugar perfeito para fazer uma. O site Atlas Obscura há alguns anos catalogou road trips feitas a partir de livros onde a estrada é uma das protagonistas da narrativa. Entre todas, a do livro “The Electric Kool-Aid Acid Test”, do Tom Wolfe, foi a que eu fiquei com vontade de fazer. Eu a simulei num mapa para entender quanto tempo eu levaria para fazê-la e quanto gastaria.

O ônibus mágico de Ken Kesey
O ônibus mágico de Ken Kesey que rodou os Estados Unidos evangelizando sobre o uso do LSD

1332118895721.cached-1024x682

“The Electric Kool-Aid Acid Test” (ou em português “O teste do ácido do refresco elétrico”)  foi escrito em 1968. A história narra as aventuras dos Merry Pranksters, grupo de pessoas que acompanhavam o escritor Ken Kesey (autor de “Um Estranho no Ninho”) numa viagem pelos Estados Unidos num ônibus escolar. Instalaram som e câmera 16mm para filmarem toda a odisseia, resultando posteriormente no documentário “Magic Trip”. O escritor Tom Wolfe embarcou na viagem para escrever sobre ela, o que resultou no livro, que se tornou uma das principais obras do Novo Jornalismo.

A viagem de Ken Kesey teve início em 1964 com a missão de difundir o uso do LSD, ainda pouco conhecido na época, como instrumento para abrir a mente.

Ken Kesey, autor de "Um estranho no ninho" e dono do ônibus Furthur
Ken Kesey, autor de “Um estranho no ninho” e dono do ônibus Furthur

“O psicodelismo, a rebeldia hippie, o idealismo da revolução cultural que marcou a segunda metade do nosso século são descritos por Tom Wolfe, recriando através de uma linguagem alucinógena toda a vertigem daqueles anos. Publicado pela primeira vez em 68, ‘O teste do ácido do refresco elétrico’ foi escrito no calor dos acontecimentos. Logo depois que Ken Kesey, o autor de Um estranho no ninho, se torna um fugitivo da Justiça e parte para o México com seu grupo visionário. O repórter Tom Wolfe sai à cata de uma boa história e depara com um retrato da época, com seu endeusamento das drogas e ruptura moral. O olho clínico de Tom Wolfe revela, por trás da aventura dos jovens revolucionários, a derrocada daquele idealismo quando obrigado a enfrentar o mundo real. Mas deixa transparecer uma dose de simpatia pelas fraquezas daqueles personagens, inebriados com a vida quando ainda não havia sido decretado que o sonho acabou.”

O livro escancara a ingenuidade do grupo de jovens idealistas que tinham a pretensão de mudar o mundo. Ele vai além da reportagem para documentar a viagem, mas recria os primeiros momentos da grande transformação cultural que marcou a segunda metade do século XX.

A viagem

A viagem completa tem 20.444km e serão necessários 10,5 dias “non-stop” para fazê-la e gastaria cerca de USD2,180 em combustível (quase R$9 mil no câmbio atual). Eu tiraria Calgary, no Canadá, e começaria em Portland, que não está no roteiro. De lá seguiria o roteiro exato do livro, mas provavelmente faria paradas em cidades que o ônibus não parou. De Houston eu desceria pra Brownsville, também no Texas e de lá subiria para Phoenix, no Arizona, seguindo para San Francisco incluindo o roteiro do México (Sonora, Jalisco e Aguascalientes).

San Carlos, Sonora (MX)
San Carlos, Sonora (MX)
Teuchitlan, Jalisco, Mexico. Guachimontones Pyramids. Foto: T photography. Cortesia: shutterstock.com
Teuchitlan, Jalisco, Mexico. Guachimontones Pyramids. Foto: T photography. Cortesia shutterstock.com
Aguascalientes (MX). Foto: Takamex. Cortesia shutterstock.com
Los Pelicos, Aguascalientes (MX). Foto: Takamex. Cortesia shutterstock.com

O ideal para fazê-la completa seriam pelo menos 40 dias na estrada, já que algumas cidades merecem mais tempo, mas também é possível percorrer em menos de 1 mês parando apenas para dormir. Eu a dividiria em duas viagens. Na primeira eu sairia de Portland (OR) e dirigiria até Houston (TX), somando cerca de 7.764km e 72 horas na estrada (3 dias); na segunda eu faria Houston, Austin, San Antonio e desceria pra Brownsville, Manzanillo (México), subiria para Phoenix (AR) terminando a viagem em San Francisco (CA), somando 6.800 km rodando 70 horas (quase 3 dias).

Cidade fantasma Calico próxima à Wikieup, no Arizona
Cidade fantasma Calico próxima à Wikieup, no Arizona

Confira o mapa completinho da viagem e quem sabe se anime como eu em fazer esta viagem:

The Electric Kool-Aid Acid Test on Roadtrippers