Os coreanos são grandes maníacos por tecnologia. Tanto que algumas das maiores empresas de celulares, TVs, eletrodomésticos, ar condicionados e praticamente tudo que você usa no dia a dia está lá. Então soa um pouco curioso, mas foi inaugurada na capital, Seul, uma biblioteca nova, arrojada e tecnológica, com um dos maiores acervos de coisas analógicas relacionada a música! São mais de 10mil vinis, 3mil livros do assunto e simplesmente todas as edições da revista Rolling Stones desde 1967.

A empreitada é da empresa HyundaiCard, mas a biblioteca é pública. A biblioteca chama-se Music Library + Understage e fica no distrito de Hannam-dong. Os dois andares superiores são ocupados pelo acervo. Já o subsolo, que deu o ‘understage‘ ao nome, é um espaço com um palco dedicado para bandas indies e artistas underground. Quem visita, pode escutar os vinis em muitas vitrolas tradicionalíssimas, old school style. E no acervo você encontra desde coisas bem recentes, até raridades como o disco ‘Yesterday and Today’ dos Beatles com a controversa capa conhecida como butcher cover. A biblioteca funciona de terça a sábado das 12h às 21h, e domingo das 11h às 18h.
A Music Library é a terceira biblioteca pública temática que eles inauguram. Ela se junta às duas primeiras inauguradas desde 2013. Uma é dedicada exclusivamente ao design, e a outra tem tudo que você pode imaginar sobre – segura! – viagens. Só sei que eu não posso entrar em nenhuma delas, correndo o risco de nunca mais voltar.


Foto do destaque: Divulgação