As praças escondidas de San Francisco

Os centros das grandes cidades tem muitas coisas em comum: prédios altos, muita gente indo de um lado para o outro atrasada entre uma reunião e outra, carros e ônibus por todos os lados, e bem poucos espaços para sentar e ver o tempo passar um pouco. Para quem está lá no dia-a-dia, quase não dá para perceber porque todo mundo passa correndo. mas quem está visitando a cidade, e quer conhecer os prédios históricos, essa tensão cotidiana às vezes não combina com o clima relaxado da viagem. Mas algumas cidades oferecem pequenos oásis escondidos para se descansar as pernas, fazer um lanche rápido, e contemplar o povo local.

Em 1985, o Plano Diretor do centro de San Francisco definiu que todas as construções comerciais deveriam reservar 1m2 para cada 50m2 construídos para os chamados POPOS: Privately Owned Public Open Spaces, ou espaços privados abertos ao público. Desde então, várias praças, jardins, fontes, terraços e outros foram montados, mas a maioria fica bem escondida para, claro, diminuir o número de gente passando, e consequentemente, a manutenção. Mas não se envergonhe na hora de conhecê-los. Você pode ter que passar portas, seguranças, escadas e elevadores. Alguns deles valem a pena conhecer, mesmo que você não queria parar para descansar. Aqui estão 3 dos mais lindos.

Redwood Park

Se você já viu alguma foto do skyline de San Francisco, com certeza viu o perfil desse prédio, que é o mais famoso da cidade. A Pirâmide Transamérica parece uma enorme seta branca apontando para o céu. E bem aos seus pés, no meio do quarteirão, você pode atravessar as grades para encontrar uma mini floresta de sequóias em pleno no centro financeiro. Elas foram transplantadas das montanhas Santa Cruz, 60 milhas ao norte da cidade. Lá ainda tem uma fonte de Anthony Guzzardo, que dá aquele barulho de água que neutraliza o do trânsito, e a divertida escultura de bronze de Glenna Goodacre, com crianças brincando.

Endereço: 600 Montgomery St.
Segunda a Sexta – 7h a 17h30

1-6k86jzay2ifMMLy6aslNMg 1-6qtYiDN0eHvrhYWeMFTRFg 1-bv__g7IajU4d6WxX-x8c5A

555 Mission Street

Essa praça não é linda só por conta das árvores lindas e bancos à sombra. Ela é também um pequeno jardim de esculturas. Entre os grupos de bancos estão 3 esculturas que formam a obra Moonrise, do artista plástico Ugo Rondinone. Três bustos sorridentes bem divertidos. Do outro lado, dá para ver uma escultura elaborada, colorida e lúdica de Jonathan Borofsky, a Human Structures.

Endereço: 555 Mission St.
Aberto 24hs

1-2E1UJMYN6abT_xJtXqumjA 1-kfbqnw5N1RSgZb6pvj2uyA 1-Odtv5dLrR5Pn1RJFkOy8lQ

One Kearny Rooftop

Quer dar uma descansada vendo a cidade de cima? Chegue até a entrada desse prédio, avise ao segurança que você quer ir ao terraço, mostre seu documento e pegue o primeiro elevador à esquerda para o 11º andar. O lugar é pequeno, simples  e austero. Mas esse é um dos POPOS preferidos de Sanfran porque ele tem algumas das vistas e perspectivas mais lindas do centro, bem no cruzamento da Market St.

Endereço: 1 Kearny St.
Segunda a Sexta – 10h a 17h

1-OUKAuTeaMOzWASM7ax8Qiw1--IkSCg_xT49RyIf4drwO0A1-541pJpfGukqYPOoYvAlN8A

Se quiser conhecer outros POPOS, esse post tem uma lista com 21 deles.