Paris Obsession

Paris é um dos lugares do mundo pelo qual eu sou mais obcecada. Não me canso de passar por lá e estou sempre ansiando a próxima parada. Há tempos eu não piso em Paris, tentando me permitir explorar novos lugares. Na contramão, quanto mais eu vou à Paris, menos vontade eu tenho de morar lá. Ao contrário do que você possa pensar, essa fuga é apenas para eu não me decepcionar com a cidade. Quero manter o encanto, o anseio em da minha próxima visita à cidade. Um medo bobo de me desapontar.

Paris por IM_photo - shutterstock.com
Paris por IM_photo – shutterstock.com

Tenho amigos que moram e muitos outros que moraram por anos em Paris. Cada um tem sua história particular. Uns amam, outros se desiludiram. Paris não é fácil. Extremamente turística, sempre cheia, cara e, muitas vezes, dura.

Como uma apaixonada por Paris, estou sempre colecionando fotos, vídeos, livros e tudo que ver pela frente. Minha paixão começou ainda na escola, quando me deparei com a Revolução Francesa. Depois vieram os poetas como Baudelaire e Rimbaud com todas as histórias vividas na cidade, seguidos de Anaïs Nin e seu tórrido romance com o Henry Miller, também na cidade da luz. E outra lista imensa de artistas, escritores, pintores, músicos, foram se somando à minha paixão. Assisto a qualquer filme que se passa por lá só para matar um pouquinho as saudades. Tento convencer quem foi e não gostou, a voltar e tentar novamente. Não consigo entender quem não gosta de Paris.

Hoje chorei um pouquinho de saudades com esse lindo vídeo mostrando Paris através de um visor de uma Pentax. Se realmente vivemos outras existências, eu tenho certeza de quem um dia morei por lá.


Paris Through Pentax from Maison Carnot on Vimeo.

*Foto destaque Johan Chiron – shutterstock.com