O primeiro parque subterrâneo do mundo

Nova York é uma cidade que não pára. E isso não estou nem falando daquele monte de luz piscando colorido 24hs por dia, das milhares de opções de atividades a qualquer momento e a vida non-stop dos habitantes da cidade. Ela não pára de inovar e de criar as soluções mais inusitadas para melhorar cada vez mais a qualidade de vida de quem está lá. E para isso, eles também lançam mão das tecnologias mais inovadoras do mundo.

A bola da vez é um parque que vão fazer embaixo da terra. Sim, com árvore, grama e tudo mais. Como? Simplificando um pouco a explicação do projeto, eles vão montar peças que se parecem com árvores que captam a luz do sol na superfície, esses receptores transmitem essa luz para baixo da terra por fibra ótica, e lá embaixo ela é difundida através de painéis iluminados. A luz no subsolo é capaz de criar um microclima praticamente idêntico ao da superfície, propiciando a fotossíntese das plantas. A idéia é maluca, mas parece incrível. E claro que o design disso tudo é impecável.

nCom441

O novo parque vai ficar embaixo da Delancey Street, ao lado da Essex Street Station, no Lower East Side. Essa área é uma das menos arborizadas de Manhattan, e a falta de espaço para parques e praças era um problema sério da região. O túnel que vai recebê-lo tem 3 quadras de comprimento e 6m de altura. Ele era usado como área de manobra para bondes que vinham da Manhattan Bridge, e está desativado desde 1948.

zQmmEhK

Em 2012 um protótipo em escala real do sistema foi montado em um galpão e teve a visita de milhares de pessoas, que queria ver se a parafernália funcionava mesmo. Em 2014, o parque, que se chama Lowline, começou a ser negociado com o governo, e quando os trâmites legais forem finalizados, o projeto vai ser aberto para financiamento através de doações, como aconteceu com o Highline. A expectativa é que ele seja aberto ao público em 2018.

7cjHRPWLowLineoriginal_380879_A4DztqRxQApqn8_OAFBW37Qbc