Goulash e spätzle, a refeição do frio dos Alpes

O arroz está para o feijão assim como o goulash está para os spätzle – é mais ou menos essa a equação. Essas duas delícias, mesmo que separadas, são pratos deliciosos cujas origens são divididas entre países frios da Europa.

Tanto o goulash quanto os spätzle variam conforme a região e o país. Hungria, Alemanha, Suíça e na Áustria, toda a extensão do antigo império austro-húngaro e região da Bavária, são lugares onde esses pratos são mais tradicionais. Sem mencionar os lugares fora da Europa, em regiões de imigração, como o sul do Brasil.

 

Goulash, gulache, Gulasch (em alemão) ou gulyás (em húngaro), nada mais é do que um um guisado de carne de vaca, a que por vezes se adiciona carne de porco.

O autêntico goulash, cujo o significando em húngaro é ‘comida de vaqueiros’, era preparado pelos pastores húngaros com carne de vaca cozida, cebolas, banha de porco, pimentão (que substitua a páprica), cominhos, sal e água, sem adição de farinha.

Spätzle tem uma variação muito maior de combinações de preparo, por conta da sua versatilidade. É uma massa que consiste em ovos, farinha, sal e água, semelhante a um nhoque, cozida em água fervente, que resulta em formas heterogêneas. A palavra spätzle em dialeto alemão significa pardalzinho, caso estejam curiosos.

A variante mais comum é denominada Knöpfle, com a forma de lentilha. Se a massa possuir uma consistência mais firme, pode ser formado um Spätzle mais comprido, semelhante a uma fita. Esta variante pode ser adquirida seca e embalada como um macarrão normal.

Nessa receita, optamos em uma variação mais fácil de preparar para o spätzle. Embora o preparo seja simples, o cozimento necessita de bastante destreza. Já o goulash, optamos em fazer a versão mais marcante do prato, seguindo a receita tradicional austríaca.

Mãos à obra!

IMG_4340 copy

Goulash

Ingredientes – (Receita para 4 pessoas)

– 800g de carne bovina (músculo, coxão mole, alcatra) em cubos pequenos (2x2cm)
– 100g de manteiga sem sal
– 50g de farinha de trigo
– 2 cebolas médias em cubos pequenos
– 3 dentes de alho amassados
– páprica doce e páprica picante a gosto
– 10 tomates picados em cubos pequenos
– 2 folhas de louro
– 500ml de vinho tinto seco (Esse ingrediente é opcional, mas você não vai se arrepender se adicionar)
– Sal à gosto
– 800ml de água fervente ou caldo de carne

10566555_10152672309366812_1068689610_o

Pra começar, envolva os cubos de carne na farinha de trigo. Isso evita que os sucos da carne se percam. Em uma panela, aqueça a manteiga e adicione os cubos de carne, mexendo até que fiquem dourados. Em seguida adicione a cebola e os dentes de alho amassados. Adicione sal, as pápricas e as folhas de louro. Quando a carne estiver envolta aos vermelhos da páprica, adicione o tomate picado e mexa novamente. Em seguida adicione o vinho e deixe reduzir um pouco. Complete com a água ou caldo de carne e deixe cozinhar em fogo brando com a panela tampada. Após 15 ou 20 minutos, abra a panela e deixe reduzir até que ficar com uma consistência mais cremosa.

O goulash pode ser consumido sozinho, tal qual uma sopa. Como mencionado acima, existem muitas variações do prato e o acompanhamento fica a seu critério. Já que escolhemos o spätzle, vamos prepará-lo?!

IMG_4428 copy

Spätzle

Ingredientes – (Receita para 4 pessoas)

– 4 ovos inteiros
– 1 fio de azeite
– 1 colher de chá de sal
– noz moscada à gosto
– 500g de farinha de trigo
– 250ml de água (ou quanto for suficiente)
– 50g de manteiga sem sal

Untitled-2

Em uma tigela, misture os ovos, a farinha, o sal e a noz moscada. Junte a água e mexa bem, até a massa ficar numa consistência grudenta, parecida com massa de bolinhos de chuva. Agora vem a parte mais complicada! Despeje a massa em água fervente ajuda de uma escumadeira, ou se preferir pode usar a maquininha de fazer spätzle, um escorredor de macarrão ou ainda cortar a massa na tábua de carne. Essa opção requer muita agilidade, mas é a forma mais tradicional de fazer a massa. As “Omas”, conhecidas vovós alemãs, fazem dessa forma. Separamos esse vídeo para demonstrar a técnica.

Finalizando, quando a massa subir, está pronta. Retire da panela, coloque a manteiga e misture.
 
Para servir, coloco o spätzle no fundo do prato e cubra com o goulash. Um vinho tinto bem encorpado faz boa companhia ao prato. 
Guten Appetit!
*Fotos post: Jo Machado & Renato Salles