Aventuras na neve – aprendendo a esquiar

Todo brasileiro tem, ou pelo menos já teve, algum fascínio pela neve. Com certeza pela falta dela por aqui. Eu nunca tive nenhum vínculo especial com ela até o dia que coloquei os esquis pela primeira vez nos pés. Esquiar me fez descobrir uma sensação de risco calculado que eu não experimentava desde a primeira vez que andei em uma montanha russa. E eu, torpe que era, caía na neve fofa feliz, sabendo que na pior das hipóteses acabaria coberto de gelo. Ledo engano. No segundo dia eu voei longe com o esqui no pé, e acabei com o tornozelo trincado, com direito a uma semana de molho.

IMG_5471

Na segunda vez, cheguei bem mais cauteloso (para não dizer me-borrando-de-medo), e fui fazer o que todo iniciante deve: aulas todos os dias. Eu sei, você se sente ridículo esquiando com crianças de 3 anos, que riem da tua cara toda vez que você se esborracha, mas vale a pena. Esquiar com segurança aumenta muito o prazer da coisa. Muito!

Eis que chegamos à minha terceira incursão nas pistas de Trysil, na Noruega, no Carnaval deste ano. Dessa vez, cheguei mais confiante, fiz aula de novo, e pela primeira vez senti que podia dizer que aprendi a esquiar. Demorou mas valeu cada tombo e cada músculo dolorido. Subir ao topo da montanha e descer de uma vez até láaa embaixo é algo que me faz sentir calafrio bom na espinha cada vez que lembro.

foto

Semana que vem, o Ola e eu embarcamos para o Chile a convite do pessoal do Valle Nevado, para ver como é a maior estação de esqui sulamericana. Confesso que até hoje só esquiei em uma estação, então meio que já acostumei com as pistas e me sinto seguro lá. Sinto saindo da minha zona de conforto, mas ao mesmo tempo estou super empolgado. Até porque pela primeira vez vou ter muitas aulas particulares, e vou me dedicar a aprender de verdade. Se tudo der certo, desço a minha primeira pista preta. Nós vamos contando tudo de lá. E vocês vão torcendo por mim, para eu não voltar todo quebrado de novo.

E para quem nunca esquiou, fiz um vídeo com tudo que passamos na nossa última ski trip, para ver se as pessoas não se empolgam e colocam uma bela montanha branca no próximo roteiro.

*Foto destaque: Andrea Casali