Eu sou viciada em procurar passagens. Mesmo quando eu não tenho como viajar, eu sempre dou aquela olhadinha, para sentir como andam os preços e passar aquela vontade. Depois de alguns anos fazendo isso, e sempre lendo bastante a respeito, eu criei vários métodos para chegar no preço ideal. E, como sempre é bom aprender alguns truques, aqui vão algumas dicas faceis e rápidas para economizar alguns trocados e gastar na viagem.
Quando comprar?
Existe a idéia errada que o quanto antes você comprar a passagem, mais barato ela sairá. Deve-se comprar passagens com muita antecedência somente para épocas de muita procura, como final de ano ou carnaval. Em todos outros os casos, a sugestão é que se compre a passagem 45 dias antes para viagens nacionais e 60 dias para viagens internacionais. Isso porque a companhia aérea já tem uma projeção de quantas pessoas irão voar em determinada época e seus softwares só estão programados a dar qualquer tipo de desconto nessa janela de tempo.
Uma outra dica é comprar a passagem à 1:00 da madrugada de quarta-feira. Mas preste atenção que esse horário varia com a localização da companhia. A maioria das passagens mais baratas aparecem de domingo a noite a segunda a noite. Todas as compras nesse período, que não são fechadas em 24 horas, reaparecem então nos sistemas da companhia aérea na primeira hora de quarta-feira. Porém é indicado que essa compra não seja feita online, você deve ligar para a empresa para negociar diretamente com eles.
Seja flexível

Ter datas já fechadas para a sua viagem diminui bastante o seu poder de barganha. Seja flexível com as datas, procure sempre com +-3 dias da data preferida e se possível, prefira sempre viajar no meio da semana: além de preços melhores, é mais provável que você encontre aquela poltrona do seu lado vazia.
Instale um app com alerta de preços
Existem vários programas com alertas de preços para passagens, você insere o mês e o preço desejado e ele te mostra os melhores preços para essa época, te enviando e-mail quando o preço desejado é atingido. Eu, por exemplo, tenho o Kayak, que nós já falamos aqui, instalado no meu celular. Eu não acho ele tão preciso, normalmente os alertas apresentam algumas horas de atraso, que são cruciais para a compra. Porém é bem interessante ter para acompanhar as variações e saber se aquele valor está bom ou se você pode esperar um pouco para ver se baixa.
Acompanhe um site de promoções
Existem vários sites que fazem uma coletânea de várias promoções toda semana: o Melhores Destinos, o Passagens Imperdíveis ou o Promoção Relâmpago. Eu assino a newsletter do Melhores Destinos mas eu prefiro acompanhar eles pelo Twitter que é mais “real time” e você fica sabendo das promoções na hora (algumas horas fazem toda a diferença em uma promoção boa).
Você tem alguma dica para comprar passagens? Conta aí pra gente nos comentários.