Cena clássica: o casal sai em uma viagem romântica e, passando por uma ponte bucólica qualquer, pendura em suas grades um cadeado com as iniciais deles, e joga as chaves no rio. O cadeado, trancado para sempre, simboliza o amor eterno e inquebrável dos dois pombinhos. Certo? Mentira. Como os amores, os cadeados agora estão sofrendo as mais diferentes intervenções para acabar com essa moda que tomou várias cidades pelo mundo.

A história de pendurar os cadeados em pontes remontam a uma história trágica da 1a Guerra Mundial na Sérvia, quando uma professora teve seu coração partido por um oficial do exército que a deixou por uma grega em uma missão. Mas foi no começo dos anos 2000 que a onda que agora afeta muitos cartões postais. Em Paris, por exemplo, um grupo montou a campanha ‘No Love Locks’, para acabar com o risco que os cadeados oferecem para os monumentos históricos removendo-os. Já conta com mais de 7mil assinaturas.
A nova prefeita da cidade luz, em resposta, incumbiu o secretário de cultura Bruno Julliard de achar uma proposta para as grades cheias de cadeados que são substituídas todos os meses das muitas pontes que atravessam o Sena. Os elos do amor vão continuar presos, mas não nas pontes. Até o final do ano eles querem dar uma solução definitiva para eles, os amantes não vão ser repreendidos se o fizerem.
![By Victorgrigas (Own work) [CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons](https://api.chickenorpasta.com.br/app/uploads/2014/06/1024px-Moscow_Russia_Lock_Trees-1009x720.jpg)
![By Antissimo (Own work) [CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons](https://api.chickenorpasta.com.br/app/uploads/2014/06/1024px-Love_padlocks_Erzs%C3%A9bet_Square_Budapest-960x720.jpg)
UPDATE: Acabamos de ler uma notícia que ontem a tarde, uma parte do alambrado da Pont des Arts, em Paris, desabou por conta do peso dos cadeados. A ponte foi evacuada por medida de segurança, mas o acidente não machucou ninguém.
*foto destaque: Symbiot – shutterstock.com