De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

Rio de Janeiro, além do bondinho e do Cristo Redentor

Quem escreveu

Kamille Viola

Data

05 de February, 2018

Share

Café no Parque Lage: Perfeito para um domingo bucólico e sem pressa com os amigos, o café fica dentro de um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro. Fica sempre cheio, então é melhor não chegar tão tarde. Já mudou de administração algumas vezes, e atualmente se chama Plage Café. Parque Lage. R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico. Tel: (21) 2226-8125. Horário: Segunda a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo, das 9h às 18h.

Empório Jardim.
Empório Jardim.

Empório Jardim: é daqueles lugares pelos quais a gente se apaixona só ao entrar. Localizado num casarão charmoso no Jardim Botânico, o misto de bistrô, padaria e delicatessen mora no nosso coração. No café da manhã, você pode fazer os pedidos através de uma comanda, onde vai marcando as opções e as quantidade, o que é muito prático, ainda mais quando tem muita gente na mesa. E as delícias? Tem pão de queijo gruyère, iogurte e requeijão feitos na casa, drinques diversos (no café da manhã, quem nunca?), além dos pães, é claro (dá pra levar para casa depois, e a gente sempre leva), e do balcão de doces de dar água na boca. E, olha que barato: o café pode ser pedido a qualquer hora do dia. Pensou naqueles dias de ressaca? Pois é. O Empório Jardim é também uma ótima pedida para almoço. E, em agosto de 2016, uma filial no Instituto Moreira Sales, que merece um passeio por suas atrações. Rua Visconde da Graça, 51 – Jardim Botânico. Tel: (21) 2535-9862. Horário: Domingo a quinta, das 8h às 22h. Sexta e sábado, das 8h às 23h. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea. Telefone: (21) 3284-7424. Terça a domingo, das 11h às 20h.

La Bicyclette. Foto: Divulgação
La Bicyclette. Foto: Divulgação

La Bicyclette: O que começou com apenas uma bicicleta de entregas acabou se tornando um dos melhores cafés do Rio. O La Biclyclette está atualmente em dois endereços, sendo a mais nova no Leblon. O charme fica por conta das torradeiras individuais, e o fondant de chocolate que vale todas as calorias. Rua Pacheco Leão 320 loja D. Tel: (21) 3256-9052. Horário: Segunda, das 8h30 às 21h. Sábado, domingo e feriado, das 8h30 às 20h. Av. Ataulfo de Paiva, 566 – Leblon. Telefone: (21) Horário: Segunda a sexta, das 8h30 às 19h30. Sábado, das 8h30 às 15h30.

Casa Carandaí: Ótima opção para brunch, mas um pouco salgado no bolso. O lugar é uma mistura de empório e delicatessen, tem uma boa seleção de vinhos e queijos artesanais. No café da manhã são servidas opções caseiras que incluem pão com manteiga na chapa, ovos mexidos acompanhados de torradinhas, iogurte orgânico com frutas vermelhas e granola. Mas também há quiches, terrines e uma variedade de sanduíches, incluindo cachorro-quente feito com salsicha alemã. R. Lopes Quintas, 165 – Jardim Botânico. Tel: (21) 3114-0179. Horário: Segunda a sábado, das 9h às 21h. Domingo, das 9h às 17h.

Em um local inusitado e com uma ideia mais ainda, o Curto Café foi o primeiro a fazer sucesso no Brasil com o sistema pague-o-quanto-quiser. Só tem café ou capuccino, e o sistema de pagamento é simples: eles colocam em uma quadro os gastos do mês, meta, e cada um deixa o quanto acha que o seu café valeu. Av. Erasmo Braga, 278, Sobreloja, LQ 47 – Centro. Tel: (21) 98323-0183 ou 98176-2582. Horário: Segunda a sexta, das 10h às 17h.

Confeitaria Colombo, Forte de Copacabana. Foto: Divulgação
Confeitaria Colombo, Forte de Copacabana. Foto: Divulgação

Restaurante Da Bela: A chef de cozinha Bela Gil tem dois restaurantes na cidade, localizados nas duas unidades cariocas do Best Western Fashion Hotel. O do Arpoador tem decoração minimalista, com muita luz e paredes brancas, assinada pela estilista Glória Coelho. O restaurante fica no térreo e aposta em ingredientes frescos, sempre que possível orgânicos, locais e sazonais — como era de se esperar. Para o café da manhã, que funciona em esquema de bufê, há opções sem glúten, como o pão de queijo, o de mandioquinha e o integral, além do bolo de aipim com coco. Os ovos mexidos são preparados com ghee. Entre os queijos, estão minas curado, pecorino de Santa Catarina, o parmesão cru, de cabra e de ovelha. Destaque também para os sucos, como o de couve com banana, linhaça e canela. Best Western Premier Arpoador Fashion Hotel. Rua Bulhões de Carvalho, 337. Telefone: (21) 3609.3200, Horário: Café da manhã: Segunda a sexta, das 6h às 10h. Sábado e domingo, das 6h às 10h30.

Confeitaria Colombo: A tradicional fica no Centro, foi fundada em 1894 e é um dos patrimônios culturais do Rio de Janeiro. O café é farto, serve bem duas pessoas. Mas, para quem quer uma boa vista e não quer sair da Zona Sul, a filial em Copacabana cumpre bem o papel, valendo pela vista oferecida a quem consegue uma das mesas do lado de fora: vale a espera (e vai ter espera). Pode ser também uma opção saudável se você topar uma das megassaladas que eles tem por lá. É necessário pagar R$ 6 por pessoa para entrar no Forte. Praça Coronel Eugênio Franco, 1 – Copacabana. Tel: (21) 3201-4049. Horário: Terça a domingo, das 10h às 20h.

Cafeína: possui várias espalhadas pela Zona Sul e é sempre uma boa pedida para um café da manhã tardio ou mesmo para um pit stop para um café acompanhado de um docinho. Caso busque um reforço pré-praia, escolha um dos combos de café da manhã oferecidos, que são servidos no capricho. O resto do dia, dá para pedir o chá da tarde, que é bem semelhante Confira todas as lojas no site. Nossas favoritas: Rua Farme de Amoedo, 43, Ipanema. Tel: (21) 2521-2194. Horário: Diariamente, das 8h às 2h30. Rua Barata Ribeiro, 507, Copacabana. Tel: (21). Diariamente, das 8 às 23h.

Espaço 7 Zero 6. Foto: Divulgação
Espaço 7Zero6. Foto: Divulgação

Espaço 7Zero6: A cobertura do Praia Ipanema Hotel é aberta ao público e oferece uma bela vista da praia. É um lugar perfeito para começar bem o dia. O preço é salgado, mas os sucos, geleias e variedades de frios, além de ovos e uma tacinha de espumante, valem preço. Não deixe de fazer reserva, porque é bem pequenininho e concorrido. Praia Ipanema Hotel – Av. Vieira Souto, 706 – Ipanema. Tel: (21) 2141-4992. Horário: Café: Sextas, sábados, domingos e feriados, das 08 às 14h; Almoço Executivo: Segunda à quinta, das 12h às 15h; Chá da Tarde: Segunda a sexta, das 15 às 18h; Jantar: diariamente das 19 à 9h.

Talho Capixaba: Já foi açougue e hoje é uma mistura de padaria, confeitaria e uma das delicatessens mais completas do Leblon. Os destaques ficam com o croissant, o pão de queijo (especialmente a primeira fornada), pain au chocolat, focaccia, empadinhas, além da diversidade de pães. É um dos cafés da manhã mais concorridos da região. Av. Ataulfo de Paiva, 1022 A – Leblon. Tel: (21) 2512-8760. Horário: Diariamente, das 7h às 22h.

Da Casa da Táta: A casa é da Táta, mas bem que poderia ser da sua avó. Na Gávea, são poucas e ótimas as opções de café da manhã, uma com cesta de pães e geléias, suco e café, outra que acrescenta frios e frutas. O lugar serve também almoço, incluindo feijoada aos sábados. R. Prof. Manuel Ferreira, 89 – Lojas N e O – Gávea. Tel: (21) 2511-0947. Horário: Segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábado das 8h às 18h30. Domingo das 9 às 14h.

Café Secreto: Fica escondido na charmosa Vila do Largo, no Largo do Machado. O espaço é pequeno e os produtos são de qualidade. Não deixe de experimentar o pão soudough artesanal acompanhado de um espresso bem tirado ou, se preferir, feito com Hario V60 ou Aeropress. É um achado em meio ao centro carioca para quem aprecia um ótimo café. Rua Gago Coutinho, 6 – casa 8, Largo do Machado. Horário: Segunda a sexta, das 10h às 18h.

The Slow BakeryAs grandes estrelas são os pães sourdough, de fermentação natural, longa maturação (alguns chegam a 72 horas) e farinhas 00 italianas e francesas com selo de agricultura sustentável. No café, eles vêm em tartitnes, croques, sanduíches e um surpreendente joelho, levíssimo. Outros itens artesanais do cardápio (que é sazonal) são a granola, iogurte, geleias, bolos, cookies, doces, sorvetes, confitados e alguns queijos frescos. Para acompanhar, cafés especiais, com direito ao cold brew (café feito em infusão a frio) da casa. É bom ficar atento ao Facebook deles, pois a casa costuma fechar para férias e em ocasiões de viagem dos donos. Rua São João Batista, 93 – Botafogo. Telefone: (21) 3563-8638. Terça, das 11h às 19h. Quarta a sexta,  das 9h às 19h. Sábado, das 9h às 15h.

* Foto da capa: Restaurante Da Bela. Divulgação/Tomás Rangel

Quem escreveu

Kamille Viola

Data

05 de February, 2018

Share

Kamille Viola

Kamille Viola é jornalista cultural, apaixonada por música, comida e viagens. Adora mostrar cantos menos conhecidos do Rio para quem vem de fora - e quem é da cidade também. É daquele tipo de gente para quem escrever não é uma escolha: é a única opção.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.