Os melhores festivais de música do mundo em 2018 e 2019

Data

11 de January, 2018

Share

Governors Ball
Primeiro fim de semana de junho
Nova York, Estados Unidos

The Governors Ball Festival. Foto: Divulgação / Charles Reagan

O verão chega no hemisfério norte em junho e com ele uma enxurrada de festivais para todos os estilos. O Governors Ball, um dos maiores que rolam na cidade, junta dois bons motivos para considerá-lo na agenda: rola em Nova York e tem sempre lineup impecável, passando pelo indie rock, música eletrônica, hip-hop e até pela pop music. Em 2018 tocaram Eminem, Jack White, Travis Scott, Yeah Yeah Yeahs.

Link: governorsballmusicfestival.com

Field Day
Primeiro fim de semana de junho
Brockwell Park, Londres, Inglaterra

Guia de festivais de música 2018: Field Day
Field Day London. Foto: divulgação

O Field Day é um festival de tamanho médio, atraindo 25 mil pessoas por edição. Em 2018 o Field Day estreou num novo local, o Brockwell Park, após perder o Victoria Park para o All Points East. É um festival feito na medida certa com um lineup impecável focado em música eletrônica: Erykah Badu, Floating Points, Cornelius, entre outros.

Link: fielddayfestivals.com

Meadows in the Mountains
Primeira quinzena de junho
Rodhopes Mountains, Bulgária

Meadows in the Mountains. Foto: Hugo Forster

Meadows in the Mountains tem todo um ar hippie em volta. A música é importante, mas quem o frequenta diz que a grande estrela do festival é o sol nascendo atrás das montanhas envoltas por uma neblina fina. O headliner é o mesmo desde que o Meadows nasceu há oito anos. É um festival butique para apenas mil pessoas, para quem gosta de ficar com o chão de terra, para quem quer dormir e acordar no meio da natureza e quer dar aquela relaxada. Ao fim dos três dias de festival, rola ainda uma after-party na piscina de um hotel, com DJs tocando das 10 até a 0h. É a balada da despedida.

Link: meadowsinthemountains.com.

UVA Festival
Primeira quinzena de junho
Ronda, Espanha

O UVA Festival estreou em 2017 para um público de apenas 500 pessoas com um lineup de tirar o chapéu. O festival combina música eletrônica, artes visuais e a arquitetura local, um mosteiro datado do século 15. Amigos que foram garantiram que arrependimentos não existirão. É o céu para amantes de house & disco, o público é jovem e bem animado, a curadoria musical é sempre impecável.

Link: www.uvafestival.com

Pinkpop
Meados de junho, 2019
Landgraaf, Holanda

Pinkpop. Foto: divulgação

O Pinkpop é o festival indie mais concorrido da Holanda. Ele é também o festival mais antigo do mundo com edições anuais, com primeira edição em 1970, completando 50 anos em 2019. São 3 dias atraindo um público médio de 60.000 pessoas. São cerca de 60 mil pessoas por dia, ou seja, festival de grande porte. Os organizadores do festival já informaram que vão ter boas surpresas para a 50ª edição.

Link: www.pinkpop.nl

Secret Solstice
20 a 23 de junho, 2019
Reykjavik, Islândia

Quem preferir conhecer a Islândia no início do verão, o Secret Solstice é uma pedida divertida. A programação se estende da cidade à Blue Lagoon, barcos e geleiras. O lineup sempre traz uma vasta lista de artistas pop, alguns indie e da música eletrônica. Para os milionários, há ingresso de um milhão de dólares com direito a ir de jatinho particular pro festival.

Link: secretsolstice.is

Tauron Nowa Muzyka
Fim de junho, 2019
Katowice, Polônia

Tauron Nowa Muzyka Katowice 2017. Foto: divulgação

O Tauron Nowa Muzyka nasceu dentro de uma mina de carvão. O festival cresceu e hoje ele rola por quatro dias em lugares distintos, todos bem especiais. Quem gosta de locações industriais aliadas a um bom lineup, pode correr para colocá-lo na lista. O objetivo é combinar sons do futuro a lugares pós-industriais. Espere por minas desativadas, igrejas, museus e até no magnífico Concert Hall do NOSPR (Polish National Radio Symphony Orchestra.

Link: festiwalnowamuzyka.pl

Montreal Jazz Festival
De 27 de junho a 6 de julho, 2019
Montreal, Canadá

Montreal Jazz Festival. Foto: divulgação

O Montreal Jazz Festival entrou para o Guinness como o maior festival de jazz do mundo. Os números nele são todos grandes. A cada edição tocam cerca de 3 mil artistas, passam mais de 2 milhões de pessoas (apenas 12,5% são turistas), conta mais de 20 palcos, incluindo alguns de acesso gratuito em espaços abertos. Os shows maiores chegam a ter público de 150 mil pessoas. O jazz é o principal, mas o festival vai muito além dele. A próxima edição celebrará os 40 anos do festival.

Link: www.montrealjazzfest.com

Montreux Jazz Festival
29 de junho a 15 de julho, 2019
Montreux, Suíça

Montreux Jazz Festival. Foto: divulgação

O Montreux Jazz Festival nasceu em 1967 e hoje abraça a música além do jazz, incluindo o pop. É o maior festival da Suíça, reunindo cerca de 230 mil pessoas na sua última edição, com duração de 16 dias. O festival se espalha por diversas venues da cidade. A programação é vasta e interessante, agradando a todos os estilos, incluindo os apaixonados por Silent Disco. Como o festival é de longa duração, é possível comprar ingressos para shows individuais e os principais se esgotam rapidamente. Para 2019 já confirmaram dois shows do Sir Elton John (dias 29 e 30 de junho). Caso não queira perder essa, já faça o cadastro no site para receber o aviso um dia antes das vendas começarem.

Link: www.montreuxjazzfestival.com

Roskilde
29 de junho a 6 de julho, 2019
Roskilde, Dinamarca

Roskilde Festival 2017. Foto: Krists Luhaers

Um dos festivais mais sustentáveis do planeta, o Roskilde oferece uma imersão durante os oito dias em que acontece, pois você vai literalmente morar dentro do festival. É construída a segunda maior cidade da Dinamarca para abrigá-lo, com direito a uma prefeitura, responsável por cuidar da Dream City. A programação vai muito além da música, com arte, cultura de rua, workshops, e palestras dos assuntos mais diferentes e inusitados. A área de comida chega a ter chefs estrelados Michelin e já foi considerada a melhor comida de festival. São oito palcos e 175 bandas se apresentando no período.

Link: www.roskilde-festival.dk

Peraí que tem mais

O irmão português do Primavera Sound sempre com um lineup estelar também.
NOS Primavera Sound. De 6 a 8 de junho, 2019.
Porto, Portugal.

Um dos festivais indie com mais fãs nos Estados Unidos, o Bonnaroo levou Eminem, The Killers, Muse, Future aos seus palcos em 2018, além de ter tido um lineup dedicado à gastronomia. Festival perfeito para quem gosta de acampar com conforto, curte artes e até aula de yoga durante a maratona de shows.
Bonnaroo. De 13 a 16 de junho, 2019.
Manchester, Tennessee, Estados Unidos.

Em 2018 nasceu um novo festival em Madri, o Paraiso. Quem foi, garante que valeu muito a pena. O festival reúne música eletrônica e artes e acontece no centro da cidade.
Paraiso Festival. Primeira quinzena de junho, 2019.
Madri, Espanha. 

Alguns dos melhores nomes da música eletrônica e hip hop tocando por dois dias no belo Gunnersbury Park, em Londres. Tocam Diplo, Annie Mac, Skepta, N.E.R.D. Vince Staples.
Lovebox. Meados de junho, 2019.
Londres, Inglaterra.

Festival, do Southbank Centre, sempre com um artista em destaque convidado para fazer a curadoria. Em 2018 a curadoria ficou nas mãos do Robert Smith (The Cure).
Meltdown. Segunda quinzena de junho, 2019.
Londres, Inglaterra. 

Festival de música eletrônica experimental e artes visuais em Birmingham.
Supersonic Festival. Segunda quinzena de junho, 2019.
Birmingham, Inglaterra.

Música, artes, um pouco de transformação e uma boa dose de contracultura, esta é a proposta do Fusion, festival de música eletrônica, que recebe anualmente cerca de 70 mil pessoas. Separa a barraca, o figurino e vai.
Fusion. Fim de junho, 2019.
Lärz, Alemanha. Fica a 2 horas de Berlim.

Data

11 de January, 2018

Share

Comentários

  • Oi Lalai, que trabalho lindo esta lista!!! 👏👏👏 O Bilbao BBK está com data de julho mas listado em agosto ;)
    - Mina
    • eita, corrigindo agora... :)
      - Lalai Persson
  • A mais completa seleção de festivais que já vi!!! Amamos o burning man e recomendamos muito apesar da logística surreal, vale cada minuto e centavo investidos!!! Arrasaram, como sempre <3
    - ThaFranklin
    • Opa, que bom que curtiu o guia. :) Quero muito ir no Burning Man esse ano. Vamos ver se vai rolar.
      - Lalai Persson
  • Em Julho rola o North Sea Jazz Festival, em Rotterdam, na Holanda. É uma experiência e tanto :)
    - Ramon Lopes
  • Em Julho rola o North Sea Jazz Festival, em Rotterdam, na Holanda. É uma experiência e tanto :)
    - Ramon Lopes
  • Parabéns, super legal dividido pelos meses ainda. Muitos festivais interessantes, pra todos os gostos. Não lembro se vi o rock in Rio Lisboa na lista, mas rola esse ano também.
    - Carla Salt
    • Sim, eu soube ontem sobre a edição Lisboa. Vou inclui-lo :)
      - Lalai Persson
  • Acho que em julho faltou um festival em Madri, o Mad Cool!
    - alessandra
    • na verdade faltam vários, né? valeu a dica.. .vou dar uma olhada, pois eu não conheço :)
      - Lalai Persson

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.